segunda-feira, 8 de agosto de 2016

7 Motivos para abrir uma Franquia

Muitas pessoas tem perguntado sobre franquias, e a pergunta mais frequente é “Porque abrir uma franquia”? Quais as vantagens em abrir uma franquia sobre começar um Negócio do zero? Quais os prós e os contras de abrir uma franquia? Bem, hoje vamos abordar um pouquinho esse assunto e ver 7 motivos para abrir uma franquia!

O maior questionamento e a maior das dúvidas é: Montar um negócio do zero ou Abrir uma franquia? É claro que nenhum investimento é totalmente seguro, todos os investimentos tem seus riscos, suas vantagens e suas desvantagens, mas hoje nós vamos tentar ajudar aqueles que estão pensando em investir em uma franquia.

Se quiser maiores orientações para escolher a franquia corretaVeja este guia!


Uma dúvida de alguns, O que é uma franquia?
  • Uma franquia também conhecida como Franchising é uma investimento onde o dono da franquia ou o franqueador dá ao franqueado o direito de uso da marca ou patente. O Franqueado pode usar uma marca já consolidada e com isso adquire o direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços do detentor da marca.

Quais as principais vantagens para abrir ou investir em uma franquia?
  • A Primeira vantagem é a Economia.
O investimento em uma franquia e investir em uma marca forte no mercado, provavelmente vai ser bem menor do que começar um negócio do zero.

Economia ao abrir uma franquia
Economia ao abrir uma franquia


Quando for fechar o negócio com o franqueador, você vai estar ciente do valor que terá que investir na franquia, vai saber qual deverá ser seu capital de giro, vai conhecer os gastos fixos e variáveis, vai conhecer a estimativa de lucro, vai ter uma estimativa do retorno do seu investimento. Ou seja, é um investimento mais palpável, você vai conhecer o quanto terá que investir sem tantas surpresas indesejáveis.


  • A Segunda vantagem é um Negócio já testado e aprovado.
Franquias, Negócio testado e aprovado
Franquias, Negócio testado e aprovado



Ao optar por uma franquia, você vai poder contar com a experiência e a credibilidade de um nome já conhecido e que foi testado e foi aprovado e já está consolidado no mercado.
A marca já possui seus clientes fiéis, os seus serviços ou produtos já foram testados e aprovados pelos clientes que devem continuar consumindo seus serviços ou produtos.


  • A Terceira vantagem é o Lucro alto.   
Franquias, Lucro Alto
Franquias, Lucro Alto


Quando se abre uma franquia, você já vai ter uma noção de quanto vai ser seu lucro. E é claro que quanto mais você investir em uma franquia conhecida e com uma marca forte no mercado, maior também serão seus lucros. Se você investir por exemplo em uma franquia como a McDonald’s, ou investir no Boticário, no Habib’s, na Cacau Show, certamente você vai faturar alto.


  • A Quarta vantagem é ter menos risco de fracasso.

Franquias, Menor risco de fracasso.
Franquias, Menor risco de fracasso.


Se você for começar um negócio do zero, os riscos serão maiores. Vai ser uma batalha que você começara do zero para atrair novos clientes e fidelizar esses clientes. E as estatísticas indicam que mais de 80% dos novos negócios fecham antes de completarem 5 anos. Já no negócio de franquias, o índice de negócios que não dão certo cai para menos de 20%. Então é claro que os riscos são menores devido ao fato da marca já estar conhecida e consolidada. E também, como franqueado você vai contar com as orientações e apoio do franqueador, porque o que está em jogo é a sua reputação, a marca, o seu nome. E é fato, que o franqueador não vai querer estragar a boa reputação conseguida através de muito trabalho e dedicação, então, vai fazer de tudo para que seu franqueado tenha sucesso e lucro para permanecer forte.


  • A Quinta vantagem é a Instalação e escolha do ponto comercial.  

Franquias, Vantagem na escolha do ponto comercial.
Franquias, Vantagem na escolha do ponto comercial.


Imagine o trabalho que dá  encontrar um local apropriado e um local acessível e agradável para abrir seu negócio. Ao começar um negócio do zero, você precisa encontrar um ponto comercial onde seus clientes certamente se sentirão bem, e isso não é fácil e nem barato. Sem contar com os imprevistos, você faz um orçamento para construir seu ponto comercial ou faz um orçamento para reforma do ponto e o orçamento inicial sempre é muito menor do que  os gastos finais. Já ao optar por uma Franquia, o Franqueador vai lhe dar todo o apoio para encontrar o ponto ideal, vai ajudar, orientar e apoiar no projeto, na construção, nos equipamentos necessários, apoio na instalação e calcular e informar qual vai ser o custo da instalação completa da nova franquia. Certamente vai dar bem menos dor de cabeça. E sem contar que se for abrir uma franquia de uma marca consolidada, vai ser muito mais fácil encontrar um bom ponto comercial em um Shopping por exemplo.


  • A Sexta vantagem é  Economia com propaganda e marketing:

Franquias- Vantagens em Propaganda e Marketing
Franquias- Vantagens em Propaganda e Marketing



Certamente os custos com propaganda e marketing para um empresa que começa do zero vai ser muito maior do que para uma franquia já consolidada. Além do que os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede e certamente isso acarretará em economia e qualidade do marketing e propaganda.


  • A Sétima vantagem é Apoio e suporte de uma equipe especializada:

Franquias - Apoio e Suporte.
Franquias - Apoio e Suporte.


Você como franqueado vai contar com uma equipe conhecedora  nas áreas de atendimento ao público, gestão do negócio, apoio na parte jurídica e financeira, contará com os produtos ou serviços já analisados, testados e desenvolvidos,  produtos já consolidados antes de você utilizar na sua loja.


  • Conclusão

Portanto, o segmento de Franquias tem crescido e crescerá ainda muito mais no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias estão em crescimento há uma década. E o interessante é que você pode escolher uma franquia que cabe no seu bolso.

Existem franquias com um investimento alto, franquias com investimentos médios e micro franquias com investimento baixo, existem franquias que o franqueado pode trabalhar diretamente de sua casa, sem os custos de uma instalação ou construção, enfim, há muitas opções de franquias para escolher.

Há! Muitos tem optado por abrir uma franquia porque já estão de saco cheio de ser empregado, de trabalhar para os outros ficarem ricos, estão de saco cheio do chefe e querem ter a liberdade de trabalhar para si próprio.

Mas lembramos que nem tudo é festa, e que nada se consegue sem esforço e comprometimento, se você quer ter sucesso investindo em uma franquia, vai ter sim que pesquisar muito o mercado, analisar os benefícios, analisar os riscos, analisar o investimento, o retorno e depois com calma, decidir. E se decidir em abrir uma franquia, Sucesso para você!

0 comentários:

Postar um comentário

Se gostou da matéria, quer mais informações, criticas ou sugestões, deixe o seu comentário!

Redes Sociais

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail