sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Como ser aprovado em concursos públicos

Bem talvez ser aprovado em um concurso público seja a meta e o sonho de muitas pessoas, isso devido a estabilidade e um bom salário. 

Mas muitas pessoas tentam atingir esse objetivo e a grande maioria nunca consegue passar em um concurso público. Porque é tão difícil passar em um concurso público?

Bem é difícil, mas não é impossível, visto que todos nós conhecemos diversas pessoas que passaram. Mas com certeza, passar em um concurso público, não é como ganhar em uma loteria, não depende de sorte, como alguns acham e por isso muitos fracassam.

Muitos são reprovados em concursos públicos por falta de planejamento, falta de preparação, ansiedade e nervosismo demais, deixar para estudar nas últimas semanas, etc.

Existe um guia com muitas dicas para ser aprovado em qualquer concurso público e que muitos foram aprovados por adquirirem este guia.

Agora se você deseja passar em um concurso público, saiba que isso vai depender de muito esforço, planejamento e foco. Abaixo vamos deixar algumas dicas para ser aprovado em concurso público.

Se esforce para ser aprovado em concursos públicos!
Se esforce para ser aprovado em concursos públicos!


Veja estas dicas para ser aprovado em um concurso público:
  • Não deixe para estudar na última hora - Um dos grandes erros é começar a se preparar e estudar quando vê na mídia, ou alguém comenta com ela que abriu as inscrições para qualquer concurso. Daí o candidato começa seus estudos e depois só vai começar a estudar novamente quando surgir qualquer outro concurso, seja ele para qualquer área. Na verdade dificilmente você será aprovado de imediato em concursos públicos, será necessário escolher concursos públicos relacionados um com o outro e se preparar com bastante antecedência, não precisa saber a data do concurso público para começa sua preparação, prepare-se para concurso futuros e tente várias vezes até conseguir a tão sonhada aprovação.
  • Faça cursos preparatórios - É importante também se preparar fazendo cursos preparatórios, ou seja para ganhar dinheiro futuramente sendo aprovado em um concurso público, você precisará antes investir em sua preparação. Por exemplo, talvez você tenha dificuldade em matemática, é claro então que seria importante você procurar um professor de matemática qualificado e abordar principalmente dentro da matéria ensinada por aquele profissional as questões mais abordadas em concursos públicos.
  • Não se esqueça de estudar as matérias básicas - Nunca pense que já sabe tudo das matérias básicas, como Matemática e Português. Nunca pense, essas matérias eu nem vou revisar, são matérias que sempre são muito abordadas em todos os concursos. Ao contrário, essas matérias é que você precisará estudar muito e fazer uma revisão boa nas questões que você imagina conhecer bem. A Língua Portuguesa por exemplo é usada não só para essa disciplina, mas é abordada em muitas outras disciplinas em concursos públicos, então foque também essas matérias.
  • Estude com planejamento - Outra dica é ter um planejamento para estudar, ou seja separar no dia ou noite algumas horas reservadas só para essa finalidade e seguir à risca esse cronograma, não adianta deixar isso ao acaso e estudar só quando sobrar um tempo, com esta mentalidade dificilmente você passará em um concurso público. É claro que temos que trabalhar, passear, descansar, dormir, mas também é preciso reservar um bom tempo para estudar e se preparar para seu objetivo que é ser aprovado em um concurso público.
  • Esteja atualizado - Em concursos públicos muitas vezes cai “Conhecimentos Gerais, Atualidades” , então você não deve só estudar especificamente as matérias curriculares ou básicas. Também é muito importante assistir aos jornais na TV, ler jornais, ou seja, estar informado dos assuntos atuais e mais comentados no Brasil e no mundo, como fatos econômicos, políticos, conflitos mundiais, conflitos raciais, enfim o que é notícia no mundo.
  • Teste seus conhecimentos - Outra dica importante para sua preparação é também testar seus conhecimentos. Fazer bastante simulados para a área de concursos que você está se preparando, daí poderemos avaliar em que nível estamos do nosso conhecimento e preparação! Se estamos mal em determinadas matérias, então fica óbvio direcionarmos nossos esforços nesse sentido, não esquecendo é claro que sempre estarmos também avaliando e revisando as matérias que mais dominamos para não ter uma surpresa na hora das provas. Procure na internet simulados e provas dos últimos concursos públicos para sua área e veja o seu nível de conhecimento.
  • Prepare bem as matérias especificas - Compre ou baixe no computador (se estiver disponível) apostilas relacionadas ao concurso público que almeja e se esforce em obter o maior conhecimento e maior sabedoria sobre as matérias específicas para determinados concursos.
  • Aprenda o que está estudando - Lembre-se também que não adianta nada só ler milhões de livros e matérias de forma rápida se não aprender nada do que se está estudando. Leia com calma, repasse os pontos que não entendeu, faça exercícios, faça simulados, domine um assunto primeiro, para só depois passar para outro.
  • Foque na preparação e não dê ouvidos a boatos - Não desamine com os boatos, nos concursos públicos sempre se ouve falar que as vagas foram compradas, o gabarito foi passado para alguns, dar ouvidos à esses boatos pode fazer você diminuir o passo e se descuidar da sua preparação.
  • Relaxe na véspera da prova - Também muito importante lembrar que o que você não aprendeu em meses de preparação não vai conseguir aprender tudo na véspera da prova, na véspera não é hora de estudar demais, se esforçar demais, se concentrar demais em assuntos pouco dominados. Na véspera você tem que relaxar,dormir bem, com calma relembre alguns assuntos importantes, mas só pra relembrar sem matérias complexas e sem forçar a mente.
  • Mantenha a calma durante a prova - Quando estiver fazendo a prova, procure manter a calma e lembre-se de ler com atenção cada pergunta, se fizer a leitura de forma apressada ao invés de ganhar tempo, talvez você vai perder tempo ao ter que ler tudo novamente ou pior responder errado as questões.
  • Responda primeiro as questões mais fáceis - Também não se detenha muito nas questões que você não sabe as respostas ou questões muito difíceis, o conselho é primeiro você responder as questões que você sabe as respostas, as mais simples. Depois vá responder as questões que você tem dúvidas e por último conforme o tempo permitir quebre a cabeça para responder ou lembrar das questões que você não sabe.
Muito bem, estas são só algumas dicas para se preparar e ser aprovado em um concurso público. Mas uma dica importante que não está acima é não desanimar se não passar em um concurso público. Continue se preparando ainda mais para os próximos concursos e pode ter certeza que com dedicação, foco, preparação e planejamento, muito em breve você vai se sentir orgulhoso de ter sido aprovado em um ótimo concurso público

Seja aprovado em um concurso público!
Seja aprovado em um concurso público!


Cuidando de todos esses detalhes, aplicando todas essas dicas, só podemos lhe desejar no próximo concurso que você se inscrever “ Boa prova” !

0 comentários:

Postar um comentário

Se gostou da matéria, quer mais informações, criticas ou sugestões, deixe o seu comentário!

Redes Sociais

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail